Portfólio Luana Moreno
Case SEO
Multisites sobre contratos (12 meses)
Contexto
Na Softplan dentro do produto Projuris, atuei na subdivisão Projuris Contratos, um Software de gestão de contratos para empresas.
Todos os produtos Saas jurídicos eram representados no mesmo site, Projuris.com.br cujo domínio tem um público sólido de advogados de escritórios, estudantes de direito e advogados corporativos.
Contudo, meus gestores gostariam de atingir outros públicos que poderiam consumir conteúdo sobre contratos, mudando o perfil de texto.
Para isso criamos 6 domínios de blog.
Objetivos
-
Crescer o tráfego orgânico dos blogs;
-
Mapear os assuntos mais acessados;
-
Otimizar a publicação de conteúdos com automação (Make).
Resultados
Em 6 meses, na soma, os blogs atingiram 1 milhão de impressões e o domínio com mais acessos “rescisãodecontrato.com.br” chegou a 10 mil acessos ao mês.
Os temas com mais busca eram de direito trabalhista, indo para um possível público de RHs de empresas e também pessoas físicas, confirmando a hipótese de outros públicos interessados nos conteúdos jurídicos e que consumiam nossos materiais ricos.
No final do projeto construí pela ferramenta make, com a API do Wordpress de todos os blogs e da Open AI, um fluxo de automação que permitiu o preenchimento dos campos do wordpress e publicação de conteúdos que antes eram feitos de forma manual.
Construção do projeto
Cada blog recebia entre 1 e 2 conteúdos novos por mês, produzidos inicialmente por uma agência terceirizada e posteriormente internos por automação de IA. Todos os briefings e revisões eram feitos por mim.
A principal estratégia que trouxe resultados foi a escolha dos temas, alinhadas a serem domínios novos com baixa autoridade. Os termos chave principais eram palavras com alto volume de buscas, preferencialmente, mas sempre com dificuldade baixa de rankeamento, frequentemente termos de cauda longa.
Nos textos, sempre entreguei um modelo de contrato aberto para copiar como material rico, além de linkar outros modelos de contrato em material rico fechado para gerar leads para a empresa. Na maioria dos temas o modelo de contrato em si era um fator de rankeamento.
Por fim, considerando a regra do E-E-A-T como critério de desempate do Google na seleção de artigos da Serp e, ainda, no AI Overview, mantive o mesmo autor do domínio principal, cujo nome já tinha autoridade para produção de conteúdo no nicho.
Ferramentas
As principais ferramentas eram o Google Search Console e Google Analytics para acompanhamento do tráfego e demais métricas do domínio, Semrush para pesquisas de palavra-chave, Yoast SEO para validação de pontos de indexação e o Make para automação de textos a partir da API da Open AI; Além de planilhas no Excel e o planner da Microsoft para acompanhamento e construção de pautas. Também construí visualização de dados pelo Looker Studio.